Depois de uns quantos fins de semana de ondas grandes e ego lá em cima, que culminaram com a prancha partida e o ego desfeito, nada melhor do que voltar à realidade bem humilde da aprendizagem na escola, para perceber que podemos sempre evoluir mais, que não sabemos nem dominamos tanto como pensamos, que temos sempre muito para aprender, no surf, como em tudo na vida.
Após mais um excelente fim de semana com boas ondas, pequenas mas perfeitas no sábado, maiorzitas mas com vento no domingo, está claro que ter perdido peso contribuiu de forma significativa para dar um salto importante na minha evolução surfística.
De facto não foram só as ondas grandes que apanhei em fins de semana anteriores, mas a quantidade de ondas que consigo hoje apanhar, e, não menos importante, a fase em que hoje começo a remar e entro na onda, bastante mais cedo, permitindo drops mais suaves e controlados, em ondas para as quais há pouco mais de um mês eu nem sequer tentaria remar.
Este fim de semana foi para mim por demais evidente este último factor. Ao ter uma pessoa nas aulas a dizer "vai agora, rema", em ondas em que eu pensava que não conseguiria ter remada, mas em que na maioria acabei por entrar, fizeram-me ver que de facto se aprende muito com quem sabe, mas também que hoje eu consigo "fazer-me" a ondas que antes nem com braços a jacto lá chegava...
Talvez também por isso consegui surfar a sério pela primeira vez no L-point. Com 1 metro sólido nos sets, não só consegui apanhar 8 ou 10 ondas em 2 horas, e aí o professor até estava cá fora, como sobretudo me senti bem, seguro, com power para aguentar bem aquele drop, aplicar o bottom e depois aproveitar a maravilhosa boleia, fugindo ao "manhoso" e remando para fora de seguida. Mesmo quando caí no drop, ou quando a onda fechou e não me permitiu ir para a esquerda, tive sempre muita confiança, alicerçada também no que sinto ser hoje uma melhor condição física.
Foi um bom "regresso às aulas", num registo algo diferente dos que vinha tendo ultimamente dentro de água, por um lado menos tranquilo, com o resto da turminha da escola à volta, mas por outro, a permitir absorver melhor os vários ensinamentos que nos permitem evoluir de cada vez que entramos na água, venham eles do professor ou do mar.
Para o ano quero muito fazer uma surftrip, se possível para um destino com ondas de muita qualidade. Passar 7, 10 ou mais dias a surfar e a divertir-me com a malta. Maldivas seria excelente.
Quase toda a gente me diz que já será na boa, que irei curtir altas ondas se formos às Maldivas. Talvez tenham razão, sobretudo quem já lá foi e conhece bem o meu surf nos últimos 2 anos.
A verdade é que daqui até lá ainda faltam uns meses e eu quero ter a certeza de que realmente vou curtir altas, e para isso, seguramente que melhorar ainda mais a forma a física e umas aulas extra serão uma boa ajuda!
segunda-feira, 16 de outubro de 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
O teu post, a tua dedicação e o facto de saber perfeitamente o que estás a sentir, fazem-me sorrir...Espero também ir e mesmo que não vá, é sempre bom ter-te como "coleguinha" neste (não teu mas nosso) regresso às aulas!!!
... e eu espero ter-te como "coleguinha" de surftrip!!!
kool
awsome
Enviar um comentário