quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

2007



2007 foi um ano de evolução, dentro e fora de água.

Muitas ondas foram surfadas, alguns drops originaram wipe outs gigantes, a maioria proporcionaram sorrisos ainda maiores.

E foi também um ano de paz e tranquilidade por seguir o caminho que sentimos como correcto, escolhendo a cada dia trilhar o caminho que é o nosso e só nosso, razão pela qual só nós o podemos trilhar...

Haveria muito mais para dizer sobre este tema, mas para o texto não ser muito longo deixo uma imagem que fala por si só.

Acrescento apenas que em 2008 espero voltar a partilhar com todos vocês altas ondas e muitos e bons dias na praia, porque o nosso caminho somos mesmo nós e só nós que o trilhamos, mas é muito bom saber que vocês estão lá sempre!!!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Esta era suposta ser a resposta ao "Desafio Prateado", mas...

não encontro a mínima inspiração para o fazer.

Esta ausencia de "arte e engenho" levam-me a recorrer ao auxilio de outros mais "engenhosos" e eloquentes para deixar aqui um registo da minha 1ª tentativa, falhada, de produzir um post apresentável.

Poema flat e de preguiça

Quando tenho preguiça os pensamentos surgem como bocejos.
Horizontais como se dormissem.
A página branca é mar flat que não convida a surfar.
E a caneta fica na mão,
Parada,
Suspensa,
Como um surfista olhando o mar
A prancha debaixo do braço.
Por isso escrevi um poema flat,
Com ideias preguiçosas,
Só para dar uso à caneta.

Os meus agradecimentos ao Luiz Vaz de Camões e á Encandescente, pela vossa ajuda.

PS - voltarei a este assunto dentro dos deadlines impostos pela autora deste desafio, a nossa sempre fabulosa e energética Surfista Prateada.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

SurfistaPrateada@Final de 2007

Acho que surfei menos...se o ano passado estive nomeada para o prémio revelação, este ano devo ficar nomeada para o da perguiça...acho que não evoluí, estive fora algum tempo, mudança de emprego (mais uma...) que me fez rumar para bem longe, sem praia, sem amigos, mas com a energia que me caracteriza!

Foram poucos os momentos de êxtase dentro de água, talvez o mais marcante e aquele em que todos iremos falar certamente foi nas Maldvias...as férias do ano, de sonho, de paz, de surf!

Ano de mudança, de aprendizagem, de valorização...minha e dos que me rodeiam...e dos que deixaram de rodear...

Foi ano dos 30, de festa, de amizade, de loucura! Foi um ano marcante...não tanto pelo surf, mas também pelo que fora de água aprendi com ele!

Ás vezes temo que não evolua mais...que o meu medo não me permita saborear o que gostaria. O mar assusta-me, mas mesmo assim fica a promessa da não desistência, mas sim da persistência, porque apesar do medo, do pouco surf e da perguiça associada...fica sempre o vício, esse vício bom de levantar cedo e ir até à praia, mais que não seja para “estar”... fica a promessa a mim mesma da vontade que tenho de superar o medo, de curtir a onda e de sair da água com aquele sorriso...aquele que há muito não o vejo!

Para 2008...a continuação ascendente de 2007! E sobretudo a continuação da vontade de querer viver...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Desafio Prateado!!!

Alguém um dia determinou que assim tinha que ser...que chegados 365 dias do nosso calendário e...1 2 3...vamos começar tudo de novo!!! Talvez para dar oportunidade aos que andam todo o ano demasiado ocupados em (sobre)viver, para lhes dar oportunidade de pensar, de reflectir, de serem um pouco melhores, de tentarem viver...agora que tudo recomeça!
Para mim é uma continuação...da VIDA!!!! E deste blog que este ano andou saudoso de textos tão sábios quanto as emoções que nos fizeram o ano, ou parte dele!!!
Mas para não fugir às tradições...lanço então o desafio....até ao FINAL DO ANO um post, de cada um de nós a espelhar tudo o que nos invadiu a alma este ano, o que nos fez sorrir, gritar, dançar...surfar!!! Entre surfadas e surfadas, viagens e sorrisos....eu sei que algo nos fará abrilhantar mais um pouco este album salgado da nossa existência...
Po isso aqui vos aguardo...a vocês! Às vossas emoções!
Bom surf! Boas ondas!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

"Será que isto do surf é mesmo assim?!!!"

"... Nem vais acreditar, mas hoje tou mesmo com umas ganas de ir treinar a surfada.. estou com muito pouca vontade de estar aqui a trabalhar e só me apetece mesmo é ir para a beach...yeeeeeahhhhhh!!!Não me digas que tb já fui picada pelo bicho!!!!" - foi este o mail que me alegrou ainda mais a manhã, que já por si estava iluminada!
Foi isto de o "surf ser mesmo assim", que conseguimos transmitir a quem mais gostamos, que me fez sorrir em dobro este fds!!! Afinal o surf é mesmo assim: é paixão, é prazer, é alegria, é vontade...vontade de viver!!! Este fds vivi esta sensação com alguém que adoro e que me fez sorrir todo o fds...mas sobretudo hoje, por este mail que me enviou! Fez-me pensar que tal como me disse no mesmo mail, mas noutro contexto: "quando se quer...arranja-se sempre um tempinho não é?!" - Pois é!!!! E o que há de mais simples na vida do que querer...e arranjar tempo para viver?!?!?!?!
E o surf é tão simples como isto...tal como tantas outras coisas é a vontade, o querer!!! E sobretudo: "por mais individualista que possa parecer, é um desporto (ou mais do que isso concerteza) muito social..." - dito por algúem num final de tarde do mesmo fds, com um sol no céu ainda a cheirar a verão e a água inundada de miudos (e um graudo :)) da escola, felizes, a surfar, a rir, a mergulhar...
aaahhhhhh e já agora....também eu própria fiz umas belas surfadas...mesmo com poucas ondas...mas quando se quer....é assim!!! Simples...
PS1 - desculpa a publicação do mail...mas não consegui evitar!!! :)
PS2 - ficou prometido um post...depois da aceitação do convite...para contar na primeira pessoa todas as sensações surfisticas que aconteceram e estão por acontecer!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

no comments... :)


Maldivas_2007

Lohis...Foi assim que o encontrámos naquele final de tarde do início desta tão esperada viagem! Sereno...Perfeito! Da mesma forma o deixámos há uns dias atrás, com a única diferença de que o sorriso que trouxemos connosco ser bem maior do que aquele que já levávamos inicialmente!
Os que foram apenas para surfar encontraram quase diariamente todas as condições para o fazerem, ou no mínimo para se sentirem um bocadinho "estupidamente felizes"! Para os outros, apesar do tempo não ter ajudado na totalidade, não deixou por isso também de ser perfeito, de nos fazer sorrir, descobrir, relaxar...viver?!?!?
Na maioria dos dias aliei-me à descoberta, ao relaxamento, ao sentar-me no deck em Lohis só porque sim, só a ver, a respirar....a viver?!?!!? Outros dias houve em que me enchi de coragem e passei as rochas, a rebentação e vi-me ali, bem perto do pico, bem perto dos peixes, das tartarugas, daquela natureza indescritível...e SURFEI!!!! Vivi?!?!?!
Voltei mais rica, mais serena, mais feliz! Foram excelentes estas férias!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

AMANHÃ....

...vamos surfar? :)
Domingo também? OK!!!!
Acordar cedo? A que horas
Titi dás-me boleia?
Rei levas a máquina?
Fazemos a aula?
Almoçamos no Trinca? Ovos mexidos com alheira? Uma sopa? Mousse?
OK!!!!....
Até amanhã então! :)

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Imaginário!

Ás vezes não precisamos falar para sermos ouvidos...
Ás vezes a nossa imaginação ultrapassa os limites do imaginário...
Ás vezes basta-nos mesmo o nosso imaginário...é preciso é querer, mesmo que no nosso imaginário apenas!!!
Eu neste dia quis surfar, mesmo que tenha sido no meu imaginário, mas quis viver a experiência de estar algures na Africa do Sul e surfar! Remar sem canal, sem molho e com ondas de dois metros, mas surfar...
No início da minha viagem achei cinco semanas uma eternidade e agora que o tempo está a terminar dou por mim a pensar que queria ficar só mais um bocadinho...não fossem as saudades e ficaria, aproveitaria mais ainda e sobretudo juntar-me-ia aos três surfistas que estavam aqui, em Camps Bay (Cape Town) a apanhar umas ondas daquelas!!!! Desordenadas sim...mas gigantes...(mesmo que aqui na foto não se veja!)
Após quatro semanas sem ver o mar, sentei-me na areia da praia, enquanto os meus colegas foram passear e fiquei aqui a contemplar o mar, a surfar virtualmente com aqueles três (loucos) felizes que ali estavam, a gritar-lhes baixinho “olha o set”, “vai, força” e eles, a juntarem-se ao meu imaginário, ao meu sonho de estar ali, pareciam ouvir-me e aproveitar exactamente o que eu queria aproveitar, o que eu queria que eles aproveitassem...
O tempo passou....eu aproveitei da melhor forma (mesmo sem surfar)...vivi....e fiquei com a certeza de uma coisa: a de que vou voltar, para aproveitar ainda mais, para me juntar aos surfistas que ali estiverem e gritar bem alto “ESTA É MINHA”!!!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Setembro

Chegou finalmente! Este ano com a novidade de parecer agosto no que ao calor e ondas diz respeito. De resto acabou o frenesim do verão, a praia já está de novo "habitável", só faltam mesmo as ondas.
E parece que ainda não será nos próximos dias que entra um swell digno do mês em curso, um daqueles a fazer lembrar muitas matinais do ano passado, quando altas ondas e excelentes fotos nos proporcionaram muitos sorrisos, dentro e fora de água durante um largo período, mais de um mês para ser exacto, mas a que todos nos referimos como "o setembro", muito provavelmente pela satisfação que as 1ºas ondas desse mês trouxeram, em oposição à flatada de agosto, ou às incursões por outras praias durante o mês de todos os turistas, como Aivados, Malhão, Vacaria, Lagoa, etc.
Este Setembro seria de qualquer forma diferente. Este é o mês em que preparamos, ansiamos, imaginamos, sonhamos e finalmente iniciamos a tão desejada viagem às Maldivas!
Nesta fase qualquer conversa vai invariavelmente parar a este tema, quem não vai já não nos deve suportar, seja por vontade de também ir, seja apenas por já estar cansado de estarmos sempre a falar do assunto, mas a verdade é que o entusiasmo tomou definitivamente conta da malta, certos como estamos, à medida que fica mais próxima a partida, de que vamos apanhar altas ondas, alto espírito, alta viagem!
Eu não tenho dúvidas de que assim vai ser! Maldivas é um sonho por si só, o clima, as ondas, o dolce fare niente, tudo reunido. A somar temos a aventura que qualquer viagem desperta, pelo espírito de descoberta, de novas sensações, culturas, pessoas, etc. Mas principalmente o que sei é que vamos tranferir o ambiente de S. Torpes para as Maldivas, o que será só por si garantia de muito divertimento, picanço, atiranço e evolução!
Por isso, mesmo sabendo que por vezes exageramos, não me cansarei de falar no assunto, de imaginar e sentir desde já o quanto nos vamos divertir!

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

As minhas ondas...durante 5 semanas!



Já entrei na 3ª semana....desta aventura que é estar na África do Sul!!! Têm sido dias fantásticos, de conhecimento, de enriquecimento, de aprendizagem, de saudades também.........Saudades do mar, das ondas, dos fds de S.Torpes!!!!! De vocês!!!!

Durante estas 5 semanas a minha praia é a "selva", o trabalho novo com pessoas que me fazem aprender algo a cada dia que passa, os novos lugares, os animais!!!! Surfo diariamente nesta onda que surgiu na minha vida, para que dela possa tirar o melhor proveito....Apesar das saudades, estão a ser dias, semanas fantásticas!!!!

Continuo à espera de posts que me possam encher a alma, que me façam cheirar o mar, que me façam surfar nas ondas que não pude surfar!!!!

Saubona para vocês!!! Até ao meu regresso!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

SilverSurfers - Edição Especial


Tal como prometido, tinha uma surpresa para os meus dois companheiros bloguistas, porque faziam anos, porque as datas coincidiam (mais coisa menos coisa) com a data do 1º aniversário do nosso blog!
O presente foi criado, editado e pode ser visto por vocês no endereço que vos dei! :) Parabéns!!

Como esta é a minha última semana por terras portuguesas – até ao meu regresso, claro!!! – achei que vos poderia dar este presente e registá-lo aqui!

Este presente serve também de incentivo (com alguma chantagem emocional à mistura) para que durante as próximas cinco semanas me vão alimentando com notícias das vossas idas à praia, das vossas matinais, das vossas surfadas, das fotos tiradas, para que eu absorva lá de longe toda a vossa energia, toda a vossa capacidade de continuarem a ser estupidamente felizes!!!

Prometo, que se os tubarões da Africa do Sul me deixarem, comentarei como foi a minha surfada em Jeffreys Bay, Durban, ou por aí....!!! :)
Gozem! Divirtam-se! E postem, para eu continuar bem pertinho de vocês!

quarta-feira, 25 de julho de 2007

@Matosinhos

Os novos desafios profissionais levaram-me a terras do Norte, como já tinha dito! Segunda semana desterrada na Maia, sem conhecer nada nem ninguém, a tentar reuinir as forças para não entrar em desespero de tantas horas que estou sem falar...só a trabalhar e a absorver!

Os primeiros dias da semana são mais complicados...back to reality...e ontem já a desesperar por não ter surfado no fds, por não ter estado com a malta, resolvi aceitar a sugestão de um grande amigo meu (obrigada REI) e ir ver o mar, as ondas, os surfistas e quem sabe não arranjar um hobbie para começar a passar melhor o tempo que aqui estou...afinal, se assim o decidi, há que aproveitar da melhor forma!

Lá fui, rumo a Matosinhos, mais de uma hora sentada na areia a olhar para o mar e a ver as aulas de surf que ali se davam...Conclusão, resolvi que para a semana vou trazer o meu fato e rumar, senão diariamente, pelo menos a maior parte dos dias que aqui estiver, a Matosinhos para fazer umas aulinhas de surf! Até já combinei com o prof e tudo. Das 19 às 20, o mar de Matosinhos será meu! :) aí está a rainha do molhe, a conquistar mais um pico!

Conclusão nº 2 - a nossa escolinha de facto tem tudo...só não tem comparação! :) (by: Mister F) e o mar de S.Torpes tem de aquele brilho especial, mas na falta dele, há que olhar sempre para ele e procurá-lo seja onde for!

Conclusão nº 3: saí da praia bem mais animada! Basta querer, e como diz esse meu amigo "Always look on the bright side of life".

terça-feira, 17 de julho de 2007

Actualizações Surfisticas

Já não se escrevia neste bolg há muito tempo, não pela falta do surf, mas pela falta do próprio tempo de cada um creio eu!

Este fds o mar deixou de estar tão “chão” e resolveu premiar-nos com um sábado cheio de ondas, clássicas, alguns sets um pouco maiores que meio metrinho, mas muito poucos mesmo. Um domingo mais calmo, mas também ele a mostrar que o Verão vem aí...praia com mais gente e menos ondas!

Valeu a pena na mesma!

Ainda durante este tempo fizemos uma aulinha pelo Malhão! Mar meio desordenado mas com umas ondas bem à maneira! Foi mês de campeonato também, onde mais uma vez provei que o ultimo lugar é tão importante quanto o primeiro...é preciso é ter atitude e vontade!
Foi ainda mês de gala...a Gala do SurfinAlentejo! Apesar de nomeada (para Revelação Feminina do Ano) não “arrecadei” o prémio, ao contrário do Titi que levou para casa a estrelinha da “Evolução Masculina do Ano”, com direito a foto no site da surftotal (não perder) - ficámos orgulhosos!!!! :)

Agora novos tempos se avizinham. Mudei de emprego, vou correr mundo durante ano e meio. Espero sinceramente conseguir conciliar o surf com esta minha nova etapa profissional, caso contrário fica a promessa que retomarei daqui a ano e meio com a mesma força e vontade que sempre tive para as coisas boas que a vida me dá, ou que eu faço com que a vida me dê!

A ver vamos...Uma coisa é certa, em Outubro estarei nas Maldivas e voltarei de sorriso nos lábios...aquele sorriso, mesmo que este seja de quem tenha surfado umas belas espumas! Não é todos os dias que surfamos umas espumas das Maldivas!

A vida é simples...e enfrentá-la de sorriso nos lábios, torna-a ainda mais simples...e mais aliciante de a enfrentar!

Viva a vida e o Verão! Vivam os novos desafios e as ondas das Maldivas!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

365 Dias...

É quase um ano de escrita que aqui dedicamos neste blog criado para escrevermos o que nos vai na alma (salgada), o que sentimos e o que gostariamos que muitos sentissem, quando dali, daquele canto que é nosso e se chama S.Torpes, saímos, a sorrir, porque o mar esteve connosco, e nos deu umas belas matinais e uns belos fins de tarde....

Seguem agora grandes acontecimentos surfisticos e sobretudo o aniversário do nosso blog!!!

Que o mar nos reserve no mínimo, mais 365 dias de puro prazer!!!

segunda-feira, 14 de maio de 2007

O Brilho do Sol...

...Entra-nos de manhã, pela janela entreaberta, a chamar por nós! Quase que o sentimos a empurrar-nos da cama e a dizer "a praia está à tua espera!"...

O sol da manhã tem de facto a sua força, o seu brilho próprio, intenso, e conciliado com a vontade de surfar, faz-nos levantar num ápice e em poucos minutos leva-nos rumo à praia para descobrir o que o mar nos reserva!!!

As condições começam agora a ser perfeitas para mim...pouca gente na praia ainda, ondas perfeitas (ou quase!), sol, horas e horas de puro prazer, a surfar, a absorver os ensinamentos dos mais experientes... À medida que o dia avança, o sol aumenta, o seu brilho, a sua intensidade, bem como o meu sorriso, já que as condições são boas, e o surf começa então a tornar a evoluir!

Uma paragem no Trinca, a contemplar o mar, a repor as energias, para de novo entrar na água...mais umas horas, mais umas ondas, até o brilho do sol ser cada vez menos intenso!

Já ao fim do dia, depois de umas belas ondas no pensamento, exteriorizadas por aquele sorriso, bebe-se uma bebida fresca, contempla-se de novo o mar, e o sol diz-nos adeus, desaparece por detrás do set, adormecendo com ele mas prometendo que este foi mais um dia no resto da nossa vida!!!

É simples... o brilho do sol!!!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Energia

Por mais esforço que se tenha feito, uns minutos na água são de facto retemperadores!
Hoje levantei-me e doía-me o corpo todo, após um domingo em que surfei duas horas e ainda joguei futebol durante mais hora e meia.
Apesar do excelente tempo, fez calor hoje como se já fosse verão, e das boas previsões para o surf, ondulação oeste com um metro e vento moderado off shore, pensei, hoje não vou ter força, simplesmente não vou conseguir remar, por muito apetecível que esteja.
Inevitavelmente o caminho foi no entanto o da praia, e, tal como previsto, o cenário estava perfeito: a temperatura a subir acima dos 25 graus, ondas perfeitas com meio metro e off shore ligeiro. O mar estava de facto muito bonito, a completar um dia de fazer inveja a muitos de julho ou agosto, até porque a praia estava simplesmente vazia, não só na areia, como dentro de água...
Em dias assim, nem mesmo o cansaço serve de desculpa, e, após avistar cenário tão motivador, não demorou muito a que estivesse lá dentro, nem que seja só para refrescar, pensei.
Não foi, nem de perto nem de longe. Com as condições a ajudar e sem crowd, em pouco mais de uma hora fiz mais de uma dezena de ondas que me deixaram ainda mais cansado, mas também muito mais satisfeito!
Após o almoço, que agradavelmente coincidiu com a maré cheia e com a altura de menos ondas, ainda houve energia para mais um round. Apesar do vento mais forte, que tornava a entrada na onda mais complicada de apanhar, mas também mais divertida e longa, ainda apanhei outras tantas, quase sózinho, a escolher se queria ir para a direita ou para a esquerda, aumentando o cansaço e também o tamanho do meu sorriso, saindo apenas quando as forças já se esgotavam.
É claro que hoje vou dormir bem cedinho, e provavelmente que nem um anjinho, mas também é verdade que mais uma vez ficou para mim evidente que a energia que pensamos que temos, tem muitas vezes reservatórios adicionais, sobretudo quando a motivação adequada existe.
Hoje de facto existiu!

terça-feira, 13 de março de 2007

Calor de verão... ondas de inverno!


Céu azul, o termómetro a subir para lá dos 20 graus, 3 dias em S. Torpes (só para os priviligiados...), ondas qb e a malta a acompanhar, dentro e fora de água!

Sexta feira foi o melhor dia, eu sei que a maioria da malta não estava lá ainda, mas foi mesmo, não só porque fiz muitas ondas, algumas delas das melhores que já fiz, mas também e sobretudo, porque o mar realmente colaborou, estava pouco mais de meio metro, off shore, com esquerdas e direitas a funcionar desde as 14h até às 19.00h, muito bonito! O crowd? bem, que posso dizer... 3 ou 4 pessoas no pico... Entrámos 2 vezes e ao fim da tarde já estava de barriga cheia, como muitas vezes não estou num fim de semana completo. Grande dia de surf!

Sábado o mar subiu, fechava mais, não estava tão perfeito, apesar do off shore se manter. Aproveitámos para treinar os drops em condições mais arriscadas, e aqui o Bruninho deu um importante salto, sobretudo psicológico. Fez altos drops em condições complicadas, com mar grande para longboard e para o nosso nível, sobretudo porque fechava um pouco.

O facto mais relevante do dia passou-se no entanto em zonas mais tranquilas da praia... bem, tranquilas para uma, menos tranquilas para um... explico: os gorditos (ou será mais adequado dizer os leves???) entraram os dois dentro de água , a Sof para a tranquilidade das espumas, com a ajuda da Rache, e o Artur para o rabinho do molhe, que, devido à corrente, nem sempre foi rabinho... Bem, o que espero é ter a companhia dos dois dentro de água mais vezes, e seguramente que é a entrar, mesmo em dias complicados, que a evolução naturalmente virá!

Domingo as condições em S. Torpes não melhoraram e por isso resolvemos dar um salto às Barcas, com a turma da escola. A remada é impressionante de facto, como já me tinham contado, mas, nem que seja só por uma onda bem feita, já compensa. O João e a Rache ficaram de vigia, tentando vislumbrar ao longe as nossas ondas, onde claramente o Rei do dia foi o Bruninho (que a propósito, me garantiu ir escrever um post sobre o tema...), pois não só dropou as maiores, como as surfou até ao fim, por mais do que uma vez, com muita atitude e estilo! O sorriso que ostentava depois da surfada e que se manteve o resto do dia, dizia bem o que lhe ia na alma! Parabéns, altas ondas!

A foto em anexo documenta bem o 1º parágrafo deste texto (além de que alimenta um ego em particular...). Grande fim de semana!


domingo, 4 de março de 2007

O tempo passa...e a confiança aumenta!!!

Para contrariar o título do meu post anterior, aqui estou eu para registar dois momentos importantes deste fds!
O 1º para dizer que fez este fds 1 ano que entrei pela primeira vez no mar de S.Torpes para surfar!!! Aquela tarde de Inverno solarenga que me levou a experimentar outras sensações, passou, mas guardo-a bem aqui, na minha memória! O tempo de facto voa!
A aprendizagem contínua e a mudança de atitude perante algo que anteriormente era quase uma fobia, fez-me descobrir todo um conjunto de novas sensações, bem agradáveis por sinal, e levar-me a perseguir um pequeno (grande) objectivo: continuar a surfar, cada vez mais e melhor, e mesmo que não de uma forma muito pró, pelo menos de uma forma bem divertida, para me dar "aquele" sorriso que só os que mergulham agarrados à sua prancha, num set mais lôco, é que o podem sentir....e entender...
2º porque querendo contrariar a minha falta de confiança, este fds voltei a S.Torpes decidida! Entrei, fiz mais espumas que outra coisa, mas de uma forma tão tranquila e tão motivadora que voltei a lisboa com a mesma sensação da maioria dos fds que vou surfar...que fui estupidamente feliz!!!!
Rachel is back....já disse o meu professor!!! E voltarei...sempre!!!!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Falta de Confiança?!

...é o título apropriado para esta fase que atravesso...
Quanto menos se surfa, menos se aprende, logo menos confiança se ganha! Sobretudo para alguém que sempre teve um respeito gigante pelo mar!!! Talvez também por isso, por ele estar gigante há meses é que esta falta de confiança me tem feito ficar do lado de fora...
É só uma fase obviamente, que espero que passe em breve!!! Mesmo assim...entrei este fds, as condições do mar eram boas, as minhas é que talvez não tanto, dado que andei a brincar ao Carnaval...Adiante...As previsões para o próximo fds também não são as melhores, mas esta fase será brevemente ultrapassada! Anseio por aqueles dias clássicos em S.Torpes, em que a única coisa que faço é remar mais rápido, para não perder um único segundo daquela beleza que a Natureza nos oferece...
Fases...

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Primeira Surfada de 2007

Já estamos no início do segundo mês do ano e só agora posso escrever acerca da minha primeira surfada do ano...aquela que queria ter feito logo dia 1! Não foi possível...Depois de fds consecutivos a viajar até S.Torpes (quase) em vão, finalmente consegui molhar a prancha, o fato, e o meu esqueleto em 2007!!!

Sábado rumei a S.Torpes directa de Lisboa! A princípio ainda um pouco apreensiva (acho que o facto de não surfar durante algum tempo me fez ganhar mais medo, menos confiança), mas depois de mil indecisões e de ouvir o meu professor a dizer que perguntava demais e surfava de menos, resolvi fazê-lo engolir as suas sábias palavras e lá fui eu enfrentar o mar!

Estava um dia de sol daqueles, que de facto só em S.Torpes costuma estar (gosto de pensar assim), com um mar maior do que eu esperava, mas aquela esquerdinha, junto ao molho, ajuda sempre a ganhar a confiança que me falta!

Não fiz mais do que duas ondas e estive lá dentro pouco mais de 1h, mas valeu a pena! Vale sempre a pena! Lavei a alma...E rumei hoje a Lisboa, bem melhor, bem mais serena...

Li este fds numa revista que o estado de ansiedade que por vezes temos é normalmente porque não terminamos o que começamos, qualquer coisa que seja...A verdade é que, de facto, este fds, fui, surfei, terminei o que queria fazer...e apesar de na maioria das vezes o que queremos terminar não depender só de nós...a verdade, é que hoje, sinto-me bem mais calma, e claramente muito mais feliz!!!

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Pequenas vs Grandes

Calma, é de pranchas que quero falar!
Pressionado e também impulsionado pelos colegas bloguistas, ora porque insistem em que escreva, até porque dizem que agora tenho mais tempo e nunca mais escrevi, o que é verdade apenas em parte, ou seja não escrevi... ora porque agora até quem antes não escrevia já o faz, e ainda bem, cá vai o meu primeiro post do ano.
Depois de mais uma vez, a segunda, a minha prancha se ter partido ao meio, equaciono agora seriamente trocar de prancha.
Esta decisão, muito complexa para quem não domina a coisa, começa desde logo precisamente pelo tamanho (pelo menos nesta matéria será o mais importante).
Ao contrário do que vejo fazer a toda a gente (quase toda, em abono da verdade), não penso em mandar fazer uma prancha mais pequena só porque evoluí ligeiramente (não acreditam? perguntem à malta lá da praia... mas perguntem só aos que gostam de mim...), a decisão é, pelo contrário, entre fazer uma de igual tamanho ou uma maior.
Numa das últimas surfadas, num excelente sábado à tarde em S. Torpes, sol, off shore e mar com menos de metro nos sets, peguei numa 10"2 da escola pela qual nutro especial "simpatia" e fiz-me a elas. O resultado foi que nesse dia, eu sózinho, devo ter apanhado quase tantas ondas como toda a malta que estava dentro de água nessa tarde, todos juntos (estariam mais de 10... calma!!!). Como mais do que manobrar ou fazer grandes acrobacias, o que eu gosto mesmo é de deslizar, podem imaginar a cara de tolo com que saí de dentro de água, tamanha era a felicidade.
De facto, esta prancha em concreto, como muitas outras de maior "porte", permite que entremos na onda muito mais cedo, o que não só ajuda a apanharmos nós em vez de outros com "armas" mais pequenas, como torna a boleia mais longa, e logo mais saborosa. Por outro lado, pelo menos depois de embalar, a remada nestas pranchas é bem mais facilitada, logo o cansaço muito menor.
Ora, se tenho mais ondas, mais longas e com menos cansaço, porque hei-de ir para uma prancha mais pequena?
Claro que existem desvantagens. Basta por exemplo estar ligeiramente maior, ou mais cavado, e com esta já não me safo, drops a embicar e cá vamos nós, é o prato do dia. Ou o facto de quando saio da água quase não conseguir carregar a prancha, peso e volume quanto bastem depois de remar umas horas... Ou óbviamente o facto de ser menos manobrável.
De qualquer forma acho que compensa, não é a primeira vez que surfo com pranchas ainda maiores do que a minha, quase sempre com bons resultados no que ao prazer retirado da surfada diz respeito, que para mim é o que mais interessa.
Estou pois sériamente a pensar em trocar de prancha, evoluir como diz a malta lá da escola. Só que a minha evolução vai mesmo ser para uma prancha maior!
Como também gosto de uns drops irados quando o mar está mais cavado (drop irado é a maneira simpática da malta me dizer que não acreditavam que eu ficasse em pé, mas de vez em quando lá sai um, entre uma prancha partida ou outra...), vou arranjar maneira de em breve ter duas pranchas, uma como a 9"1 que tenho agora, ou parecida, e outra como a 10"2 da escola.
Creio que com este quiver estarei realmente preparado para disfrutar o line up na especial companhia dos colegas escribas, além de que se algum deles não me deixar passar na onda, posso sempre gritar, olha o navio e albarroá-los!!! HUUUUUUUUUUUUU!!!!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Finalmente....

Pois é....

depois de sofrer tanta pressão...cedi, e aqui está o meu primeiro post. Peço-vos desde já muita paciência. A minha pena está de longe do engenho das suas congéneres. Para além disso é infinitamente mais preguiçosa.

Tenho de vos agradecer o re-aparecimento de uma sensação essencial para poder ser, como vocês descrevem, estupidamente feliz. Estou muito feliz por me terem contagiado com vossa tremenda, por muitos apelidada de fundamentalista, "pica" de voltar a entrar na água. Apesar de, ao longo dos anos, nunca me ter desligado a 100% do "entrar na água", nem que fosse só para remar e disfrutar da camaradagem do line up. A verdade, é que nos ultimos 10 anos não me fiz ao mar mais que uma meia centena de vezes, e nos ultimos 4 anos não terei passado da dezena.

Depois de muitas lesões, que directa ou indirectamente me afastaram do surf, muitos anos a viver o surf competitivo por dentro, e a levar com os egos, alter-egos, e afins, de centenas de surfistas profissionais em busca de um lugar ao sol, 6 anos de distância da "minha praia", etc, a "pica" pura e simplesmente...
já não estava lá.

Eu nunca fui o tipico surfista solitário. Para mim é vital poder partilhar os momentos de surf com os meus amigos. Finalmente essas condições estão, mais do que nunca, criadas. Estou verdadeiramente ansioso para me recuperar deste joelho que, após 10 anos de aguentar com essa combinação letal que é/era o meu peso e desaustinada mania de fazer tudo da forma menos sensata possivel, disse BASTA.
E ficou-se.

Espero dentro de um mes, poder voltar a remar de volta ao line-up e....
viver a frustação "remar, remar..."
e.... vê-las passar
de me reencontrar com as caimbras
ter frio
beber inumeráveis litros de água salgada
ser repetidamente dropinado por amigos (os outros duvido que se arrisquem a uma segunda vez

para além disso...
acordar de madrugada
fazer km's à parva na base de "...acho que ali vai estar melhor", "...acho que ali vai estar menos vento", "...Hum! com esta maré é melhor ir para...", etc, e no final... NADA.
vestir o fato molhado
vestir-me à mercê da intempérieter mais frio
ficar á em beira da exaustão
e...

chegar a casa "ESTUPIDAMENTE FELIZ".

Por tudo isto tenho de vos agradecer.

Para além disso, agora, ao que parece, terei também a companhia da minha cara metade. É com enorme alegria que verifico que a Sofia está com muita vontade de se inscrever na escolinha, ainda que isso signifique que passarei mais tempo fora d'água (alguem terá que ficar com o vosso afilhado, OUVIRAM....).

Bom meninos, agora é altura de deixar as palavras de lado e passar á acção. Lá nos veremos no pico....

PS- desculpem algumas incongruencias temporais mas parte deste texto foi escrito há quase 6 meses. Sorryyyyy...................

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

@2007

Escrevo num final de tarde de uma semana alucinante, em que o trabalho tem consumido as 24h do meu dia a dia!

Escrevo o primeiro post do ano, porque apesar do meu companheiro bloguista estar menos ocupado do que eu, e apesar do seu surf ter sido bem mais explosivo que o meu nestes primeiros dias do ano, com grandes novidades surfísticas para postar, consta que mesmo assim, não tem tempo…Sendo assim, para não “afogar” o álbum salgado da nossa existência, aqui segue o primeiro post de 2007, para resumir as últimas surfadas e tentar que o mesmo sirva de motivação para os próximos posts!

Apesar das tentativas, a passagem de ano não foi em Santo André e por isso a primeira surfada do ano não foi no primeiro dia do mesmo! No entanto, acabei o ano em grande, com a participação no primeiro campeonato feminino da escola (com um mar daqueles!!!), que apesar de não me ter dado um primeiro (nem segundo, nem terceiro) lugar, deu-me mais uma experiência de vida, mais um sorriso, mais vontade de ser estupidamente feliz!!!

O mar tem estado grande (para mim), e apesar das minhas tentativas em ir para a praia cedo para surfar, ultimamente tenho ficado de fora, a absorver, a notar…

Houve apenas um sábado em que entrei e surfei todo o dia! Já tinha saudades de dias assim…Aliás, saudades é o que tenho, daqueles dias, em que as linhas que avistamos no horizonte são sempre iguais, sempre constantes, sempre perfeitas, e não nos trazem aqueles sets (vassouras), os quais ainda não consigo enfrentar! Espero ansiosamente por dias assim. Enquanto eles não surgem, limito-me a estar, sempre presente, sempre a aprender, mas do lado de cá, pensativa e confiante de que um dia nem o set vassoura me escapará! Quem sabe se não é já em 2007...