sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A carta!

Chego a Lisboa depois de uma semana a trabalhar fora e é quase mecânico a abertura do correio ao entrar no prédio de minha casa. Não porque espere alguma carta em especial mas porque uma semana fora acumula sempre papeis, mais que não seja a publicidade da telepizza e afins.
Agarro em tudo de uma vez só porque tenho malas e computador para levar até ao 2º andar…não é tarefa fácil.
Já em casa vejo uma a uma a correspondência, conseguindo agora colocar de lado toda a publicidade que vai directa para o lixo.
Reparo que entre cartas de bancos e contas para pagar, está um envelope, normal no seu formato, mas anormal no seu remetente – não existe!!! E a letra com que aparece o nome e morada do destinatário – aparentemente a carta é para mim, dado que tem o meu nome e morada correctamente escritos – é uma letra suave, parecida sair do Word quando queremos escrever algo em computador que parece manuscrito.
Curiosidade ao rubro, sento-me no sofá, pensando que as malas podem esperar mais um pouco para serem desfeitas, e abro esta carta de remetente (aparentemente) desconhecido:
“Olá!
Talvez tenha estado demasiado tempo presente na tua vida e de forma tão intensa que às vezes, e mesmo agora ao “ler-me”, tenhas dificuldades em perceber quem eu sou.
Hoje resolvi escrever-te para te dizer: VAI SURFAR! TU ÉS CAPAZ!!!
Alguém que ultrapassou de forma tão corajosa o medo pelo mar não pode agora desistir só porque sim, só porque está frio, só porque o mar mexe!
Um susto é apenas um susto, mas surfar nas Maldivas não é apenas surfar nas Maldivas…é muito mais do que isso e tu sabes! Não porque seja importante mostrar aos outros que surfar é cool, mas porque é o teu prazer, o teu sorriso, o teu corpo que está lá, a viver o momento!
Se ambas sabemos que assim o é, porque é que te deixas levar às vezes por coisas menos positivas. Porque é que o teu sorriso não está lá? Porque é que tudo se torna um obstáculo?
Á medida que vamos crescendo vamos percebendo que a vida nos dá lições, nos mostra os caminhos que podemos seguir, mas só nós podemos escolher qual o que queremos seguir.
Quando escolhemos, ultrapassamos os obstáculos que surgem, porque assim o escolhemos, porque assim o queremos, porque quando queremos nada é obstáculo, mas sim desafio! Um desafio que nos leva na maioria das vezes a sorrir. Porque queremos! Porque temos vontade!!!
É esse sorriso que eu não quero que percas. Não me percas!!!!
O caminho mais fácil é sempre o da não decisão, mesmo assim estamos a decidir….decidimos não surfar, decidimos não nos chatear, decidimos deixar estar, decidimos ter os obstáculos em vez dos desafios! E tu és uma mulher de desafios!!!!
O surf é só um exemplo, porque na vida já percebemos que conseguimos se lutamos por isso, que temos se queremos, que sorrimos se ultrapassarmos, não os obstáculos, mas sim os desafios.
Hoje escrevo-te para te dizer isso…que por mais complicado, difícil ou longo que seja o caminho a escolher, escolhe sempre aquele que for desafiante, que te traga em retorno o sorriso e a vontade de viver!
Vai surfar! Porque por maior que seja a onda ou a corrente, por mais revolto que o mar esteja, o sorriso será sempre maior do que o medo que podemos ter!!!
...”

Estava assinado “Vontade” e nessa altura soube que esta “Senhora” chamada Vontade, minha amiga de longa data, me queria apenas dizer para que quaisquer que fossem os obstáculos que a vida me desse, com vontade eu iria sempre conseguir ultrapassá-los! Eu ou qualquer outra pessoa que tenha vontade – A Vontade de viver!!!!
Foi ela que me escreveu hoje!!!


ps - para responder ao desafio em

1 comentário:

Titi disse...

Essa Srª, a vontade, como se necessário ainda fosse, está a demonstrar toda a sua força nos últimos dias. Domingo, ontem e hoje fez com que superasses obstáculo atrás de obstáculo, num caminho feito, entre outras coisas de lágrimas, mas que só tem um destino final: Um enorme sorriso na tua cara ao sair da água depois de mais uma surfada.